segunda-feira, 18 de julho de 2011

Moisés: O rei da desculpa. Êxodo 2 - 4.17

A história de Moisés é um clássico exemplo do tipo de gente que adora dar desculpas quando é chamada para a obra de Deus. A missão aqui era libertar Israel do domínio egípcio, uma ideia que inclusive já fazia parte dos planos de Moisés antes de ele receber lá no meio da sarça ardente (2.11-12).
Vou transcrever aqui um trecho de um texto da Bíblia da Liderança Cristã, escrito por John C. Maxwell e intitulado "A missão da vida de Moisés e suas cinco grandes desculpas" (Êx 3.11 - 4.14): 

1ª desculpa: Quem sou eu? (Êx 3.11) 
Moisés lutava com sua identidade. Não se sentia qualificado; pensou que Deus havia escolhido o líder errado. A resposta de Deus: Não importa quem você é. Estou com você. (Êx 3.12) 

2ª desculpa: Quem é você? (Êx 3.13) 
Moisés sentiu falta de intimidade. Não conhecia Deus suficientemente bem para descrevê-lo e faltavam-lhe convicções sobre o seu relacionamento com ele. A resposta de Deus: EU SOU O QUE SOU. EU SOU sempre presente. EU SOU tudo o que você precisa. (Êx 3.14) 

3ª desculpa: Se eles não ouvirem? (Êx 4.1) 
Moisés sentiu-se intimidado. Preocupou-se com a reação que o povo teria para com ele. A resposta de Deus: Quando eu terminar eles ouvirão. (Êx 4.2-9) 

4ª desculpa: Eu nunca fui bom orador. (Êx 4.10) 
Moisés lamentou-se das suas fragilidades. Quem lhe daria ouvidos se não falava bem? A resposta de Deus: Advinha quem fez sua boca? (Êx 4.11,12) 

5ª desculpa: Sei que pode encontrar outro. (Êx 4.13) 
Moisés sentiu-se inferior. Comparou-se com os outros, mesmo com o seu irmão, e julgou-se incapaz. A resposta de Deus: OK, vou deixar que Arão vá com você... Mas mesmo assim, estou chamando você para ir. (Êx 4.14) 

Concluindo, creio que a mensagem ficou bem clara e é a seguinte: desculpas não colam com Deus. Ele tem sempre uma resposta pronta pra você que acha que pode se eximir de suas responsabilidades para com o Reino. Isso vale tanto para aqueles que negligenciam um chamado missionário ou pastoral como para os que acham que podem renegar uma atividade ministerial para a qual tem talento. Isso vale até para quem acha que a União de Jovens de sua igreja nunca muda e que por isso não precisa participar. Para vocês fica a dica: contribua, mas não dê desculpas. O EU SOU e seu Reino agradecem.

Um comentário: