quarta-feira, 6 de julho de 2011

Procura-se: Homens que confiam. Js. 1. 1-9.

“Somente seja forte e muito corajoso”! Certamente você já ouviu essas palavras muitas vezes, em diversos contextos, e talvez elas até soem banais. Mas para Josué, com certeza elas tiveram um sabor especial. No texto bíblico em destaque veremos que elas foram ditas pelo próprio Deus quando do chamado de Josué, após a morte de Moisés (v. 1). Ele sabia do que estava falando. Afinal, Josué iniciaria um processo arrasador de conquista das terras da região de Canaã.
Deus deixou bem claro que Ele estaria à frente da batalha, e que jamais abandonaria Josué (v. 5). Josué apenas deveria obedecer a toda a lei ordenada por Moisés, anunciar e meditar nas palavras do Livro da Lei, para que assim cumprisse fielmente tudo o que ali estava escrito. Como conseqüência disso ele prosperaria nos seus intentos e seria bem-sucedido (v. 7, 8).
Agora eu pergunto a você: havia então motivo para Josué temer? Creio que você responderá prontamente: “Não”. Então por que você teme quando é chamado para alguma atividade ministerial na sua igreja por se achar incapacitado e limitado demais para tal coisa? Incapacitado e limitado demais você é, disso eu não tenho dúvida nenhuma. Mas não há incapacidade e limite que resista ao poder de Deus de capacitar o ser humano. Tenho total certeza de que Josué não era melhor do que nenhum de nós. Mas ele teve um diferencial básico: ele se predispôs a confiar no amparo do Senhor. Ele pode até ter pensado: “Logo eu, um ser humano como qualquer outro, com as mesmas dificuldades e limitações de todos?”. Mas você acha que o exército de um país só convoca homens para servir no momento de uma guerra? Não. Ele chama antes disso aqueles que estão dispostos a dedicar a vida ao serviço. Então dá o principal, as armas, e começa a prepará-los para a eventualidade de uma guerra, pois sabemos muito bem que disposição e dedicação não são suficientes. Afinal do que adiantaria um exército disposto e dedicado, mas sem armas, ir à guerra contra outro armado até os dentes? A disposição e a dedicação do exército sem armas iriam para o espaço junto com seus soldados.
Deus não ignora esta verdade. Assim como ele nos chama ao compromisso de dedicar as nossas vidas ao Seu serviço, Ele também sabe que nós sozinhos não conseguiremos nada, então assume o compromisso de nos dar as armas que precisarmos para a batalha e de estar conosco em todos os momentos (v. 9). Aí, pouco vai importar se somos tão incapacitados e limitados quanto qualquer outra pessoa, pois teremos o respaldo daquele que nos chama para viver uma vida de vitórias na sua presença. Uma vida que marca sua geração!

E aí? Vai encarar. Vem aí, em agosto, o Mês da Juventude IBMS 2011, com o tema: Chamados para marcar nossa geração! Você não pode perder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário